quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sindicalistas se posicionam sobre o número de vereadores de Cascavel

Saindo em defesa da Democracia e da Moralização do Legislativo várias lideranças, que fazem parte do Fórum Sindical de Cascavel, se reuniram essa semana e defenderam a tese de que o aumento no número de cadeiras no Legislativo não necessariamente aumenta a despesa com a Casa de Leis.

Na opinião dos sindicalistas mais vereadores nas Câmaras Municipais são sinônimos de mais Democracia e essa é uma bandeira histórica da classe trabalhadora que não pode ser ignorada. Para eles, a representatividade política eleita pelo voto direto deve ser aumentada e não reduzida.

Para economizar, o Fórum propõe que se mude a fórmula para a contratação de pessoal para a assessoria aos parlamentares colocando no lugar dos nomeados servidores concursados que estariam à disposição de todos os vereadores e para cada vereador apenas um assessor secretário executivo nomeado por ele. Essa sugestão eliminaria os privilégios e o cabide de empregos percebidos nos dias atuais na maioria das Câmaras de vereadores.

Com a redução dos cargos de assessorias seria possível ampliar o número de vereador para 21 alargando o conceito prático de democracia. Restringir só faz aumentar a possibilidade de elitização destes espaços de poder, além de consolidar o carreirismo político e a subserviência ao poder executivo de plantão. Os líderes criticaram a atual legislatura por estar deixando a desejar no que se refere a defesa dos interesses coletivos e sociais.

A decisão do Fórum Sindical de Cascavel é defender o número máximo de vereadores permitidos pela atual legislação para que se amplie o espaço democrático decisório de nossa cidade.

Um comentário:

  1. Companheiros do Forum Sindical, estive hoje no Bate Rebate do Canal 21. Fizemos a apresentação de nossa proposta. Me parece que vai ganhar adesão, pois nossos argumentos acabam por inibir um pouco aqueles que estão surfando nesta onda de só criticar a Camara. Afinal, nós queremos promover a melhora qualitativa de nosso poder legislativo

    ResponderExcluir